terça-feira, 21 de julho de 2009

Aula 17 - 29/06/2009

Aula voltada para a apreciação musical.

Os trabalhos apresentados nessa aula são uma continuação daqueles apresentados na aula 09.

Mônica trouxe um vídeo que mostrava o Planeta Terra respirando, ou seja, o homem precisa preservar o planeta para que ele não dê seu último suspiro. Relacionou-se esse vídeo com o movimento que o diafragma realiza no momento do canto. Mônica trouxe ainda um Rap chamado "Ar", Bia Bedran, que também faz referência ao Meio Ambiente e às questões ambientais.

Marcos trouxe um DVD de Toquinho (1983), gravado na Suiça, do compositor homenageando os músicos que tocaram com ele durante sua carreira.

O grupo de Ana Paula, Flávio e Tatiane trouxe quatro vídeos. O video de Toquinho "Aquarela"; um comercial de shampoo da Jhonsons (Cabelo Cacheado); um video da TV Cultura, Lava a Mão (Educativo) e um vídeo do Palavra Cantada, O Rato. Não postei os videos pois o CD ficou em Jandaia.

A música "Aquarela" tem uma letra que cativa bastante a imaginação, em que quem ouve cria as imagens das formas sugeridas conforme segue a música.

O video "Lava a Mão" tem caráter educativo, procurando passar pra criança a importância de manter a higiene.

O vídeo "O Rato" é um musical do Palavra Cantada, em que a letra cresce em elementos que vão sendo adicionados a cada estrofe, que são inclusos naqueles que se repetem das estrofes anteriores. A pessoa que assiste esse video tem condições de, juntamente com o enredo do próprio musical, estimular a imaginação e a criatividade para incluir seus próprios elementos a música.

O vídeo do "Cabelos Cacheados" também faz alusão à higiene, mesmo que em um caráter extritamente comercial.

O semestre se encerrou nas atividades realizadas nessa aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário