segunda-feira, 20 de julho de 2009

Aula 09 - 04/05/2009 - Parte 2

Os grupos apresentaram seus Raps. Essa apresentação foi uma avaliação.




Os videos estão em uma postagem separada.




A aula consistiu em uma apreciação musical buscando elementos que pudessem ser utilizados em sala de aula. A sala novamente foi dividida em grupos, para que cada um desses grupos trouxessem um material.




O primeiro grupo trouxe um vídeo chamado Love 2008, de Ilana Iahav; uma música de Tom Jobim, em que Luiza Possi e Oscar Castro Neves cantam "Este seu olhar" em CD em homenagem ao compositor e aos 50 anos da Bossa Nova; e um CD de Leandro e Leonardo voltado para o público infantil, entitulado "Leandro e Leonardo só para crianças".






O video Love 2008 levantou uma questão: "Será que os movimentos com a areia foram feitos para a música, ou a música foi feita para servir de fundo a esses movimentos?" Houve outra discussão sobre o timbre dos instrumentos, pois enquanto ouvia essa música, uma riança perguntou para Paulo se essa música era a Pantera Cor-de-Rosa. Percebemos que a cognição musical muitas vezes é influenciada por fatores mínimos, que não levamos em conta na maioria das vezes, mas que chamou a atenção de uma criança, porque o Saxofone é o instrumento solo de ambas as músicas, o que foi referência para o entendimento da criança.









Não encontrei o vídeo de Luiza Possi, mas coloquei este, pois o importante nesse caso é a música em si, e não o intérprete. Esse vídeo homenageia a Bossa Nova, que foi um dos ritmos mais importantes do século XX no Brasil.


As músicas do CD de Leandro e Leonardo não foram encontradas no You tube, mas ler uma das letras ajuda a compreender o motivo de sua utilização na sala de aula.




O que é O que é



Adivinha o que é o que é


Não sente cheiro e tem umNarigão


Não é ave mas pode voar


Quem é? É o avião.


Puxa vida onde é que já se viu


Tem telefone mas não usa não


Escuta tudo mas não pode ouvir


Quem é? É o orelhão


Essa é uma brincadeira


De adivinhação


Procure nas coisas uma idéia doida


E daí começa a confusão


Vire do avesso


Do fim pro começo


Use a imaginação

Nenhum comentário:

Postar um comentário