segunda-feira, 20 de julho de 2009

Aula 10 - 11/05/2009

Assistimos ao DVD de Marcos Antônio Guimarães, compositor, diretor e fundador do grupo instrumental mineiro "Uakti". Esse grupo tem por característica criar músicas com instrumentos confeccionados por eles próprios. Marcos Antônio no vídeo abordou os processos de confecção dos instrumentos, os "problemas" quanto à afinação, timbre, ressonância dos instrumentos, e a criação das músicas, que muitas vezes se utilizavam de temas folclóricos e conhecidos mundialmente; e que em outras eram de criação do próprio grupo. A qualidade do material é muito grande, e nos dá a dimensão do que se pode fazer em sala de aula, assim como o que comentei sobre o vídeo do Barbatuques.

Após esse momento de apreciação, recebemos a notícia de que precisávamos montar um arranjo para a música "Candieiro", que seria cantada pelo coro do CCH no IV Festival de Corais do DMU. Os alunos da disciplina Prática de Conjunto III também estavam montando um arranjo, que seria sobreposto ao nosso. Para isso, houve a supervisão da professora Andréia Anhezinhi e das professoras Juviane e Viddlin.

Houve experimentação com sons corporais e timbres de instrumentos de percussão. Houve também a ideia de usar na música garrafas com água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário