segunda-feira, 20 de julho de 2009

Aula 05 - 30/03/2009

Nessa aula usou-se várias músicas para abordar um tema específico: os ostinatos.

Ostinato, por definição, pode ser: simples (quando se repete durante a música um único trecho) ou composto (quando repete-se dois ou mais trechos distintos sob uma organização pré-definida). Pode ser também classificado conforme o elemento da música em que o ostinato está instaurado, podendo ser um ostinato rítmico, melódico ou mesmo harmônico.

É uma grande ferramenta para se trabalhar música na sala de aula, pois pode ser memorizado e no caso do rítmico (em que é mais aplicado), pode ser utilizado um mesmo ostinato em várias músicas diferentes, como foi feito na aula (por várias músicas terem o mesmo compasso, o ostinato, no caso rítmico, pode ser facilmente aplicado).

Na aula, foram abordadas alguns métodos práticos para entender ostinato.

A sala inteira formou um círculo e todos começaram a manter um ostinato com os pés. Um a um, cada pessoa foi fazendo um rítmo (que tivesse a mesma duração do ostinato, no caso, um compasso). Aos poucos, pode-se intruduzir uma melodia.

Para deixar a ideia de ostinato mais clara, pode-se manter um ostinato e dividir a sala em 2 (ou mais) grupo, sendo que cada grupo canta uma música distinta (que tenham a mesma rítmica entre si e em relação com o ostinato). A sala pode criar cânones com as duas músicas simultaneamente, usando o mesmo ostinato.

Foi sugerido trabalhar com a música "Borboletinha".

O resultado está no vídeo a seguir:


Nenhum comentário:

Postar um comentário